O ano de 1962 ficou marcado na história da Comunidade Surda de Porto Alegre como a data de criação da Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul, uma instituição privada sem fins lucrativos, cujo objetivo sempre foi a defesa e a luta dos direitos da comunidade surda de Porto Alegre.
Uma de suas principais bandeiras é o reconhecimento da cultura surda através da propagação da Língua de Sinais, especialmente proporcionando o devido espaço para a comunidade surda de Porto Alegre e Regiões.
Oferecemos, também, atividades de ação social, programas de saúde, de educação e a de cultura, bem como programas especiais voltados para públicos desde crianças até a terceira idade, entre outros programas e ações.
Temos uma casa construída em uma área com mais 140 mil metros quadrados, denominada Colônia de Férias dos Surdos, localizada na cidade de Capão da Canoa – RS, a uma distância de 145km da instituição em Porto Alegre. Abriremos durante a alta temporada, em período de férias, para que os associados e a comunidade surda possa se hospedar em nossa Casa.
Nosso atendimento abrange surdos, pessoas com perda auditiva, professores de Libras, pesquisadores, familiares de surdos, idosos surdos, instituições, organizações governamentais e não-governamentais, profissionais da área, entre outros. Aliás, nossos esforços e atenção sempre se destinam a todos os públicos, em diversas faixas etárias e estratos sociais.
Em 2020, a Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul segue firme como uma referência nacional na qualidade de maior associação de surdos do País, com mais de 300 associados ativos na instituição. Além disso, a construção de uma nova sede com infraestrutura completa tem previsão de estar pronta daqui 4 anos.